terça-feira, 8 de agosto de 2017

Mitologia Nórdica

Autor: Neil Gaiman
Gênero: Contos/Ficção
Sinopse: Prepare-se para uma jornada que o levará da origem do universo até o fim do mundo. 

 Os grandes mitos escandinavos recontados em um arco que vai do ínico dos tempos até o apocalipse mítico de Ragnarök. Neil Gaiman empresta suas palavras aos contos, mas se mantém fiel à mais tradicional leitura da mitologia nórdica, que guarda em verso e em prosa as lendas de: Odin,o mais poderoso dos deuses, sábio audacioso e sagaz; de Thor, seu filho, o mais forte, porém o menos inteligente dos deuses; e de Loki, filho de gigantes, irmão de Odin por juramento, trapaceiro e extraordinário manipulador. 
  Em quinze histórias fascinantes, Gaiman nos apresenta deuses competitivos que traem e são traídos e cujas emoções ditam grande parte de suas ações- traços marcantes de uma mitologia que ganha, neste livro, um novo e precioso registro. 

   "Tentei me imagnar muito tempo atrás, nas terras onde estas histórias foram contadas pela primeira vez, durante as longas noites de inverno (...), cercado por pessoas que queriam saber o mmais mais Thor fez, o que era o arco-íris, como levar a prórpia vida e de onde vem a poesia ruim."


Sei que esse livro pode parecer um livro istórico e tal, mas não me arrependi de tê-lo pego na Biblioteca de minha cidade. O livro é basicamente um liivro de contos de histórias dos deuses e da mitologia nórdica (geralmente relacionada aos vikings). É um livro interessante, o autor conta as histórias com suas próprias palavras e eu me senti lendo um livro de fantasia. Além do mais, sem você é fã e/ou acompanha os filmes de Thor/Vingadores, o universo Marvel, pode acabar se interessando pela leitura. Admito que foi justamente isso que me motivou, na sinopse, a expressão "Ragnarök", título do novo filme do Thor a ser lançado esse ano, me deixou curiosa sobre esse universo mitológico, e aproveitei meu amor pela leitura para conhecê-lo um pouco melhor. Recomendo a leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário